Saturday, April 16, 2011

Labirinto de Kate Mosse

Sinopse:
Em Julho de 1209, na cidade francesa de Carcassonne, uma jovem de 17 anos recebe do pai um misterioso livro, que ele diz conter o segredo do verdadeiro Graal. Embora Alaïs não entenda as estranhas palavras e símbolos secretos naquelas páginas, sabe que seu destino é proteger o livro. Será preciso grandes sacrifícios e bastante fé para preservar segurança do segredo do labirinto, um segredo que remete a milhares de anos, e aos desertos do antigo Egito.
Julho de 2005, durante uma escavação arqueológica nas montanhas ao redor de Carcassonne, Alice Tanner descobre por acaso dois esqueletos. Dentro da tumba escondida onde repousavam os antigos ossos, experimenta uma sensação de malevolência impressionante, e começa a entender que, por mais inacreditável que pareça, de algum modo ela é capaz de entender as misteriosas palavras ancestrais gravadas nas pedras. Mas já é tarde demais, Alice percebe que acaba de desencadear uma aterrorizante seqüência de acontecimentos que é incapaz de controlar, e que seu destino está completamente relacionado à sorte dos cátaros, oitocentos anos antes.
Minha opinião: Um livro muito bom, mas com umas partes um pouco confusas para mim. Nós somos apresentados a vários personagens, mas as principais são Alaïs e Alice, que incrivelmente tem uma ligação entre si.
                O diferencial desse livro são as detalhadas surpresas pelo caminho, as quais se você não estiver prestando atenção, não entenderá o final. E a única pessoa que você pensava que teria sumido na verdade estava bem na sua frente e você nunca tinha reparado. A autora escreveu outro livro também com as mesmas personagens, mas com uma história diferente chamado Sepulcro que envolve tarô e adivinhação.
Classificação:

Sunday, April 10, 2011

Dorian Gray

Sinopse:

Quando Dorian Gray, um jovem ingênuo de uma admirável beleza, chega à Londres Vitoriana, rapidamente é arrastado pelo carismático Henry Wotton para o turbilhão da alta sociedade local, onde se inicia nos prazeres da cidade. Pouco tempo depois, um amigo de Henry, o artista Basil Hallward, decide pintar o retrato de Dorian a fim de captar todo o poder da sua beleza. Quando a obra é finalmente desvendada, Dorian faz uma irreverente promessa: dar tudo para se manter para sempre igual ao seu retrato, até mesmo a alma. À medida que as suas aventuras libertinas continuam, Dorian repara que o seu retrato, então guardado no sótão, começa a revelar uma imagem perturbadora, com o que deveriam ser as marcas dos seus excessos, ao passo que a sua própria cara se mantém inalterada pelo tempo e pelas suas ações. Adaptação da famosa novela de Oscar Wilde.

Minha opinião: Ótimo filme com um maravilhoso elenco! Ben Barnes interpreta Dorian Gray, um jovem que acaba de chegar a Londres e faz amizade com Henry, um libertino e Basil, um pintor. Esse último decide fazer um quadro do rapaz e, conforme Dorian afunda cada vez nas “trevas” mais esse quadro se deteriora enquanto o próprio Dorian permanece igual por vários anos.
                Segundo leitores, esse filme não está cem por cento fiel ao livro em si, mas para assistir sem nenhuma comparação e para tomar uns sustos, é uma boa pedida. Mas, como esse filme é baseado no livro, não seria muito difícil manter as bases principais do original certo?

Gênero: Drama

Classificação:

Thursday, April 7, 2011

Sussurro Hush, Hush de Becca Fitzpatrick

 Sinopse:
            Apaixonar-se nunca foi tão fácil… nem tão mortal
Nora é uma menina responsável. Aos 17 anos, ela tira boas notas e sempre avisa à mãe aonde vai e o que está fazendo. Nem mesmo garotos a fazem perder o foco nos estudos. Até porque, apesar das tentativas de sua melhor amiga, Vee, de lhe arrumar um pretendente, ela nunca se interessou por ninguém na escola. Pelo menos não até ela conhecer Patch, seu novo colega na aula de biologia. Patch parece estar em todos os lugares e saber tudo sobre ela. Seu jeito ao mesmo tempo sedutor e perigoso faz com que Nora fique imediatamente intrigada. E encantada.
É então que eventos estranhos começam a acontecer. Um homem usando uma máscara de esqui salta diante de seu carro, seu quarto é invadido e aparentemente alguém está tentando matá-la. Nora não sabe em quem confiar. Quando Vee conhece dois novos rapazes e tenta arranjar um encontro, as coisas só pioram. Nora está assustada a maior parte do tempo. Patch é o da máscara de esqui? Ou será Elliot, o novo garoto com quem Vee quer que ela saia?
Em sua busca por respostas, Nora está prestes a se descobrir no centro de uma batalha ancestral entre seres imortais e anjos caídos. Sim, os anjos estão entre nós. E nem todos estão interessados em atividades celestiais.
Minha opinião: Depois da série Fallen, esse é um dos mais intrigantes sobre anjos caídos. Becca Fitzpratick conseguiu me envolver da primeira a última página! Nesse livro, somos apresentados a Nora Grey, o típico estilo de “garota dedicada aos estudos” e sua amiga Vee. Mesmo depois de inúmeras tentativas é somente com Patch, seu companheiro de biologia, que a “química” realmente acontece (que cafona...), mesmo ele sendo de comportamento um tanto duvidoso.
Mas o problema realmente acontece quando certas coisas assustadoras começam a ocorrer com Nora, sem nenhuma explicação lógica do por quê.
Nora não sabe mais em quem confiar. E o melhor de tudo é que o modo como a autora escreve faz com que você se sinta a Nora e compartilhe dos mesmos sentimentos. Você troca de suspeito a cada página e no fim a pessoa (que eu não direi quem é... Óbvio) que você menos suspeitava é a culpada! A narrativa é de muito suspense, e mesmo tomando uns sustinhos, temos sempre Patch ali do lado, com o sorrisinho de lado, pele morena, olhos negros... Ai melhor parar por aqui.

Classificação:

Friday, April 1, 2011

Simply Love de Mary Balogh

Sinopse (traduzida de forma livre):
Quando Anne Jewell, uma professora da escola para garotas da Miss Martin, conhece Sydnam Butler, o administrador do Duque de Bewcastle, em um verão em Wales, é um encontro entre duas almas solitárias e feridas. Anne é mãe solteira na severa Inglaterra da época e Sydnam está severamente mutilado como resultado de uma tortura quando ele trabalhava de espião britânico contra as forças de Bonaparte.
Eles iniciam uma amizade e então algo mais – mas nenhum deles acreditavam ser cativantes e então eles seguem caminhos separados ao fim do verão. Apenas um acontecimento inesperado os une novamente e os levam para um caminho de cura mútua e amor.
                Minha opinião: A história de superação é muito bonita, além do entrosamento entre as personagens. Anne nunca acreditava que iria gostar de alguém novamente até Sydnam aparecer. O único problema são os ferimentos de Sydnam, que o fazem parecer um monstro, e isso é o que ele acredita ser.
                A amizade que os dois desenvolvem tem um fundo muito bonito e a compreensão mútua é algo constante durante a leitura. Só um porém: o final ficou um pouco feliz demais. Claro que finais felizes são ótimos, mas são bons principalmente quando são inesperados sabe? Quando você acha que eles não ficaram juntos, mas no fim eles ficam. Assim o fim não me agradou muito. Até agora só tem a versão em inglês, mas na Saraiva tem por volta de dezoito reais.

Classificação: